Prefeitura comemora Dia do Feirante com entretenimento e diálogo

0
Compartilhe:

O Dia do Feirante foi comemorado pela Prefeitura de Camaçari, nesta quarta-feira (25/8), no Centro Comercial, com uma programação especial para os homenageados da data. Durante a manhã, os permissionários foram recepcionados com um café da manhã e uma mensagem de ação de graças, pelas bênçãos recebidas. Na oportunidade, o prefeito Elinaldo Araújo, que já foi feirante no município, participou das comemorações, parabenizou a todos, conversou com os trabalhadores e fez visitação no espaço.

O prefeito fez uma explanação especial para os homenageados e destacou as ações da gestão para fortalecer a atuação dos feirantes e manter o ordenamento do espaço. “Hoje é um dia de muita felicidade, aqui têm trabalhadores que merecem uma maior valorização, por isso a administração tem se empenhado para realizar melhorias e tornar a feira um local atrativo e confortável para quem trabalha e quem faz suas compras aqui. Fizemos uma requalificação estrutural, recuperamos as escadas, melhoramos a iluminação, consertamos os telhados, arrumamos os banheiros, dentre outros serviços”, relatou Elinaldo ao pedir união de todos para manter a ordem, a limpeza e higienização para receber ainda mais visitantes.

Edson Santos (Dinho da Feira), coordenador do Centro Comercial, falou da programação planejada. “Depois de um momento crítico da pandemia, período em que perdemos alguns feirantes para a Covid-19, a gente se sente lisonjeado de poder prestar uma homenagem a esses trabalhadores que passam a maior parte do tempo aqui, que levantam ainda de madrugada para deixar tudo organizado para os clientes e visitantes e que daqui retiram a sua sobrevivência. Organizamos um café da manhã, som ao vivo e até uma mensagem de gratidão para celebrar esta data”, contou.

De acordo com Dinho da Feira, 1.100 permissionários trabalham no equipamento, com cerca de 840 boxes. As 5 mil pessoas que circulam diariamente pela feira encontram uma variedade de produtos, a exemplo de frutas, legumes, alimentação, confecções, hortifrúti, cereais, eletrônicos, importados, dentre outros. Além do espaço localizado no centro da cidade, o município dispõe de mais cinco ambientes destinados aos feirantes, são eles: os mercados de Monte Gordo, Barra do Pojuca, da Gleba E, do Nova Vitória e do Shopping Costa Pinto.

A cozinheira Elenice Bispo Soares, proprietária do boxe Cantinho da Lene, que atua no espaço há 8 anos com o fornecimento de almoço, contou da satisfação de trabalhar na feira. “Chego às 6h10 e fico até as 17h, de segunda a sábado. Para mim é prazeroso, porque eu faço o que eu gosto, eu amo cozinhar e abrir o meu espaço e poder servir as pessoas com o que sei fazer de melhor, é gratificante”, disse a moradora do Phoc II, ao acrescentar que serve o melhor mocofato e rabada da feira.  

Presente e acompanhando o gestor municipal, a titular da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha, destacou que o momento é de comemoração, não apenas pelo Dia do Feirante, mas também pela conquista recente para os permissionários, que conquistara a isenção por mais 15 meses, para o pagamento das tarifas públicas, assim como, remissão dos débitos acumulados durante o período de calamidade pública, através da Lei Municipal n.º 1.744, de 21 de junho de 2022.

“É gratificante poder fazer essa homenagem àqueles que trabalham dia a dia, que lutam para sustentar suas famílias e trazer também o alimento para as nossas famílias. Um dia também de celebrar a vitória dos feirantes, e pela sensibilidade da gestão administrativa, que juntamente com a equipe técnica, conseguiu ajustar a legislação e conceder o benefício da isenção para os trabalhadores”, disse Arlene.


Feliz com a homenagem, a feirante Gerônima Santos, proprietária do restaurante Bom Paladar, que trabalha há 50 anos na feira, disse ser grata por poder criar os filhos com o trabalho no Centro Comercial. “Aqui era um galpão, e eu tinha sete anos quando meu avô trabalhava aqui, depois passou o ponto para minha tia e depois para mim. Sou grata a Deus por trabalhar aqui, tenho uma história linda para contar daqui e a proximidade com a prefeitura nos últimos anos, melhorou ainda mais as nossas condições de trabalho”, contou a moradora do Centro de Camaçari.

Ainda na ocasião, o gestor do Executivo circulou pelo local para conferir de perto as necessidades e ouvir dos feirantes as principais demandas, a fim de propor melhorias para o espaço e bem-estar de todos. Acompanharam o prefeito, o vice-prefeito, José Tude; secretários municipais, diretores administrativos e vereadores.

Foto: Jean Victor

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui