PANDEMIA: Prefeito Elinaldo realiza coletiva de imprensa. Veja os principais pontos abordados

0
Compartilhe:

Na noite desta sexta-feira (19/6), o prefeito Elinaldo Araújo concedeu uma coletiva à imprensa para falar do atual cenário de pandemia e esclarecer medidas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus no município. O ato aconteceu no gabinete da secretaria do Governo (Segov) e a interação com os profissionais de comunicação que atuam na cidade, foi possível por meio de uma plataforma digital, a fim de evitar aglomeração, e foi transmitida pelos canais de comunicação oficiais, Instagram e Facebook, do gestor.

Comércio

Durante o encontro, o chefe do Executivo apresentou o protocolo de ações que foi elaborado há 15 dias pelo município no enfrentamento à pandemia e respondeu sobre diversos assuntos questionados, dando uma atenção especial as restrições que serão exigidas diante da possibilidade de reabrir o comércio, a partir de 1° de julho.

“Passamos dos 90 dias com o comércio fechado e seguimos trabalhando para conter o avanço do coronavírus, mas precisamos contar com o apoio e compreensão de todos. As regras precisam ser cumpridas e se o comércio não cumprir com as determinações vamos voltar atrás na decisão”, explicou o prefeito Elinaldo.

Educação

No decorrer da coletiva, Elinaldo esclareceu que as crianças do município estão sendo assistidas pela Secretaria da Educação (Seduc) mesmo com as escolas fechadas. Em tempo, parabenizou a todos os educadores que se esforçam para cumprir com o calendário educacional. Vale dizer que um encontro será agendado para planejar o cumprimento da carga horária definida pelo Ministério da Educação, que é de 800 horas por ano.

Saúde

Diante disso, com quase 100% dos leitos ocupados, a administração pública precisou ampliar o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em mais 10 leitos para pacientes com coronavírus no município, por meio de convênio firmado com o Hospital Santa Helena, para atender as pessoas infectadas com quadro grave.

Ainda citou as ações que estão sendo realizadas na costa de Camaçari como medida preventiva; descartou a possibilidade de colocar barreiras sanitárias na entrada da cidade;

Obras

Como mais uma alternativa no enfrentamento da crise, o chefe do Executivo pontuou durante a coletiva que está licitando 50 mil testes rápidos para serem realizados no município.  mencionou sobre a licitação do transporte público; e fez uma narrativa sobre as obras que ocorrem na cidade e seus entraves, a exemplo do Viaduto do Trabalhador e as creches, além das pavimentações asfáltica em curso, trabalhos de contenção, licitação do mercado de Monte Gordo, requalificação da Praça de Jauá, do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e o Tudão.

Cuidado à vida

O gestor explicou que medidas como suspensão de transportes municipais, paralisação de aulas, proibição de eventos, fechamento de comércios, proibição de circulação nas praias, bloqueio de ruas e o toque de recolher foram adotadas para evitar a disseminação do vírus em ritmo acelerado. Contudo, depois de uma série de iniciativas, não foi possível conter o avanço do vírus, e por isso é necessário que a população faça a sua parte e continue em isolamento.

Durante a interação com a imprensa, o prefeito Elinaldo ressaltou o fato de que a população aderiu ao isolamento quando foi solicitado, mas neste momento é preciso não afrouxar. “É preciso reforçar a medida preventiva e não sair de casa, apenas quando for indispensável. Se todos cumprirem as determinações e fizerem o dever de casa, mantendo o isolamento e fazendo uso da máscara, muito em breve poderemos começar a planejar a retomada das atividades”, explicou, acrescentando que há um esforço muito grande por parte dos servidores das diversas secretarias do governo, assim como um empenho das policias, militar e civil para que as regras sejam respeitadas.

Elinaldo reafirmou seu compromisso como gestor do município em fazer o possível e o que estiver ao seu alcance para preservar vidas. “Estou unido com vocês, estou focado em fazer o melhor para salvar vidas e disso não abro mão, mas para reduzir os casos, nós precisamos contar com o apoio de cada cidadão”, concluiu.

Ascom

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui