ARTIGO. Paula Bitencourt escreve: O poder transformador do autoconhecimento

1
Compartilhe:

Considero que ter equilíbrio é fundamental na vida e me refiro em todos os pilares que sustentam à nossa existência, pois o equilíbrio é sinônimo de sabedoria, de vida sistêmica, de inteligência emocional, de sensatez. Mas porque tem sido tão desafiador encontrá-lo? Ou melhor, desenvolvê-lo? Quero trazer isso para vocês com base no que tenho vivido nos últimos dez anos trabalhando com desenvolvimento humano e especialmente nos últimos três anos desenvolvendo meu trabalho com foco no autoconhecimento!

Sabe o que acontece? Estamos acostumados a colocar o nosso foco no outro: nos defeitos, em apontar, criticar, falar na ausência, julgar! A verdade é que não fomos ensinados a olhar para nós mesmos, muito pelo contrário, fomos ensinados a demonstrar força em todos os momentos, perfeição, esconder nossos sentimentos para não mostrar fraqueza e para não ser rejeitado pelo outro.

O grande desafio está em olhar para dentro de nós, para nossos defeitos, nossas debilidades emocionais, nossas incompetências e isso só conseguimos ver, só trazemos a consciência quando buscamos o autoconhecimento.

É olhando para dentro que podemos curar nossas debilidades, nossos vícios emocionais, desenvolver o que temos de oportunidades e principalmente potencializar tudo de maravilhoso que existe dentro de nós e isso requer muita vontade de mudar, vulnerabilidade, humildade para buscar ajuda, entender que não somos perfeitos e que está tudo certo em não ser perfeito, que podemos melhorar, crescer e desenvolver o equilíbrio, a inteligência emocional, a vida sistêmica.

Quando olhamos para dentro, encontramos o que nos move, nosso propósito de vida, a verdade sobre nós, entendemos quem somos e fortalecemos a nossa real identidade. Então, se eu puder contribuir com uma dica valiosa para você, seria:  pare de buscar respostas ao seu redor, do lado de fora, lembre-se que as respostas estão dentro de você e que o nosso maior desafio é vencer e superar a nós mesmos.

 

Paula Bitencourt
Coach/ Analista de Perfil Comportamental/Palestrante
Especialista em Desenvolvimento Humano

 

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui